HISTÓRIA DO CLUBE NÁUTICO BARQUINHENSE

História da canoagem

Por volta de 6 mil anos atrás a canoa já era usada como meio de transporte pelos povos entre rios e lagos. Por volta do século XVI é que se tem o registo das atuais concepções de canoa e caiaques. Neste período, historiadores afirmam que canoas feitas de madeira e peles, leves e rápidas, próprias para enfrentar os rápidos dos rios canadense, transitavam pela América do Norte. Enquanto os povos indígenas utilizavam a canoa como meio de transporte, o caiaque era usado pelos esquimós para pesca e transporte entre dois pontos da costa. Estes caiaques eram construídos com madeiras e pele de foca e eram vedados com a gordura do próprio animal.
No começo do século XIX, ingleses, inspirados nestas embarcações, começaram a utilizar para lazer um tipo de embarcação chamado “gronelandais”. Estes tipos de barcos deram origem aos formatos modernos das canoas e dos caiaques. Em pouco tempo estes barcos adoptaram os remos que serviam para dar mais velocidade e logo foi adoptado por países como Alemanha e da Europa Central.

1980

Na génese do clube náutico Barquinhense, está a criação de uma secção de canoagem no Sporting Clube Barquinhense, tendo esta sido autonomizada para o atual Clube Náutico.

É fundado o clube náutico Barquinhense, em 12 de dezembro de 1986.

1987

São publicados em Diário da República (DR 20/87, II série de 24 de janeiro de 1987), os primeiros estatutos do Clube.

2004

O Clube Náutico Barquinhense elegeu no dia 24 de Setembro uma nova direção que dirigirá os destinos do clube nos próximos dois anos. A cerimónia de tomada de posse está marcada para 8 de Outubro. A direção será liderada por César Cardigos, que terá como vice-presidente Filipe Passos, como secretária Ida Ferreira e como tesoureiro Rui Raposo. Jorge Ferreira e André Pires são os vogais. Na assembleia geral, o presidente será Paulo Constantino, que terá como vice-presidente Mafalda Fernandes e como secretário Miguel Moreira. João Correia (presidente), Henrique Ferreira (vice-presidente) e Filipe Lopes (relator), compõem o conselho fiscal.

[Crédito texto:https://omirante.pt/semanario/2004-10-14/desporto/2004-10-13-nautico-barquinhense-tem-nova-direccao]

2021

É aprovado o Regulamento Geral interno do Clube, na assembleia geral de sócios de 10 de fevereiro.

Em 9 de abril de 2022, a direção promove  a "1ª Gala dos Campeões 2021"

Em 18 de novembro de 2023, a direção promove  a "2ª Gala dos Campeões 2022".

Neste dia, é inaugurada e aberta ao público, a nova página institucional, na Internet.